quarta-feira, 9 de março de 2016

Apostila UFRA 2016 Pedagogo + VÍDEO AULAS

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CONTEÚDO

LEGISLAÇÃO 1. Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civil da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais (Lei 8.112/90 e suas alterações): Título II - Do Provimento, Vacância, Remoção, Redistribuição e Substituição; Título III - Dos Direitos e Vantagens; Título IV - Do Regime Disciplinar; Título V - Do Processo Administrativo Disciplinar. 2. Código da Ética Profissional do Servidor Público Civil Federal (Decreto 1.171 de 22/06/1994); 3. Lei 11.091, de 12/01/2005; 4. Decreto 5.707, de 23/02/2006; 5. Decreto 5.825, de 29/06/2006; 6. Decreto 5.378/2005 (Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização - GESPÚBLICA).
LÍNGUA PORTUGUESA 1. Conteúdo do texto: compreensão e interpretação; 2. Recursos que estabelecem a coesão no texto; 3. Relações semântico-discursivas (causa, condição, concessão, conclusão, explicação, inclusão, exclusão, oposição, etc.) entre ideias no texto e os recursos linguísticos usados em função dessas relações; 4. Níveis de linguagem (emprego adequado de itens lexicais, considerando os diferentes níveis de linguagem; sintaxe de regência nominal e verbal, de concordância nominal e verbal, de colocação pronominal, segundo a norma culta); 5. Linguagem denotativa e conotativa; 6. Fenômenos semânticos: sinonímia, homonímia, antonímia, ambiguidade; 7. Ordem das palavras nas orações: mudança de sentido ocasionada pela inversão; ordem das orações no enunciado: efeito de sentido (realce) ocasionado pela inversão; 8. Discurso direto e indireto; 9. Escrita do texto: ortografia, acentuação gráfica, assinalamento da crase, pontuação.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
1. Fundamentos Históricos, Filosóficos e Políticos da Educação. 2. Concepções Pedagógicas. 3. Teorias Psicológicas e Educação 4. Legislação Educacional. 5. Níveis e Modalidades de Ensino - estrutura e funcionamento: educação infantil, do ensino fundamental e médio, da educação de jovens e adultos e ensino profissionalizante e do ensino superior. 6. Gestão Educacional: Planejamento, projetos. 7. Trabalho e Educação. 8. O Plano Nacional de Educação. 9. Políticas Públicas Educacionais: financiamento e Avaliação. 10. Políticas de Avaliação Institucional: externa e interna. 11. Educação Superior: 11.1 Universidades: conceito, histórico e finalidades; 11.2 Ensino, pesquisa e extensão: conceitos, especificidades, características, importância, articulação, tipos, planos, processos, acompanhamento, avaliação e registro; 11.3 Ensino de graduação: finalidades, características, bases legais, financiamento, desafios, Projeto Pedagógico Institucional e Projeto Pedagógico de Curso; 11.4 Ensino de pós-graduação: finalidades, características, bases legais, fomento. 12. Educação, Direitos Humanos e Cidadania: diversidade cultural e inclusão social.

Apostila UFRA 2016 Assistente Social + VÍDEO AULAS

APOSTILA UFRA 2016 ASSISTENTE SOCIAL COM 2 VOLUMES + ACESSO AO NOSSO BANCO DE DADOS DE VÍDEO AULAS GRÁTIS*
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LEGISLAÇÃO 1. Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civil da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais (Lei 8.112/90 e suas alterações): Título II - Do Provimento, Vacância, Remoção, Redistribuição e Substituição; Título III - Dos Direitos e Vantagens; Título IV - Do Regime Disciplinar; Título V - Do Processo Administrativo Disciplinar. 2. Código da Ética Profissional do Servidor Público Civil Federal (Decreto 1.171 de 22/06/1994); 3. Lei 11.091, de 12/01/2005; 4. Decreto 5.707, de 23/02/2006; 5. Decreto 5.825, de 29/06/2006; 6. Decreto 5.378/2005 (Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização - GESPÚBLICA).
LÍNGUA PORTUGUESA 1. Conteúdo do texto: compreensão e interpretação; 2. Recursos que estabelecem a coesão no texto; 3. Relações semântico-discursivas (causa, condição, concessão, conclusão, explicação, inclusão, exclusão, oposição, etc.) entre ideias no texto e os recursos linguísticos usados em função dessas relações; 4. Níveis de linguagem (emprego adequado de itens lexicais, considerando os diferentes níveis de linguagem; sintaxe de regência nominal e verbal, de concordância nominal e verbal, de colocação pronominal, segundo a norma culta); 5. Linguagem denotativa e conotativa; 6. Fenômenos semânticos: sinonímia, homonímia, antonímia, ambiguidade; 7. Ordem das palavras nas orações: mudança de sentido ocasionada pela inversão; ordem das orações no enunciado: efeito de sentido (realce) ocasionado pela inversão; 8. Discurso direto e indireto; 9. Escrita do texto: ortografia, acentuação gráfica, assinalamento da crase, pontuação.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
1 Determinantes históricos do Serviço Social e Questão Social no contexto brasileiro/amazônico contemporâneo; 2 Fundamentos teórico-metodológicos, técnicooperativos e ético-políticos do Serviço Social; 3 Ética e Serviço Social; Código de Ética Profissional do Serviço Social e Projeto Ético-Político do Serviço Social; 4 Processos de Trabalho e Serviço Social: teoria, mediação e instrumentalidade; 5 Análise dos fundamentos das relações sociais no âmbito das instituições; 6 Planejamento, Elaboração e Avaliação de Planos, Programas e Projetos Sociais; 7 Elaboração de Projetos de Avaliação de Políticas Públicas;8 Elaboração de Projetos de Intervenção Social;9 Atuação do Assistente Social em equipe multiprofissional;10 Estudo Social em perícias, laudos e pareceres técnicos; 11 Uso de Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no ambiente organizacional: redes sociais, fóruns de discussão, entre outros; 12 Administração, Planejamento, Assessoria, Consultoria e Supervisão em Serviço Social;13 Segurança do Trabalho, Saúde/Qualidade de Vida do Trabalhador, Absenteísmo/Presenteísmo: conceitos e implicações no ambiente organizacional; 14 Lei Orgânica da Assistência Social nº 8.742/1993 e alterações; 15 Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) nº 9.394/1996 e alterações; 16 Lei Orgânica da Saúde nº 8.080/1990 e alterações; 17 Legislação Previdenciária: planos de benefícios da Previdência Social e Decreto n.º 3.048/1999 e alterações; 18 Legislação pertinente ao trabalho profissional do Assistente Social: Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069/1990); Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003); Estatuto da Cidade (Lei nº 10.257/2001); Lei Maria da Penha, nº 11.340/2006; Direito das Pessoas Portadoras de Deficiência (Lei nº 7.853 de 24.10.1989 e alterações; 19 Política de Atenção Integral aos Usuários de Álcool e Outras Drogas; 20 Política Nacional de DST/AIDS: diretrizes e princípios operativos; 21 Política Nacional de Saúde Mental (Lei 10.216/2001): diretrizes e princípios operativos.

Apostila UFRA 2016 Administrador + VÍDEO AULAS

APOSTILA UFRA 2016 ADMINISTRADOR COM 2 VOLUMES + ACESSO AO NOSSO BANCO DE DADOS DE VÍDEO AULAS GRÁTIS*

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LEGISLAÇÃO 1. Regime Jurídico Único dos Servidores Públicos Civil da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais (Lei 8.112/90 e suas alterações): Título II - Do Provimento, Vacância, Remoção, Redistribuição e Substituição; Título III - Dos Direitos e Vantagens; Título IV - Do Regime Disciplinar; Título V - Do Processo Administrativo Disciplinar. 2. Código da Ética Profissional do Servidor Público Civil Federal (Decreto 1.171 de 22/06/1994); 3. Lei 11.091, de 12/01/2005; 4. Decreto 5.707, de 23/02/2006; 5. Decreto 5.825, de 29/06/2006; 6. Decreto 5.378/2005 (Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização - GESPÚBLICA).
LÍNGUA PORTUGUESA 1. Conteúdo do texto: compreensão e interpretação; 2. Recursos que estabelecem a coesão no texto; 3. Relações semântico-discursivas (causa, condição, concessão, conclusão, explicação, inclusão, exclusão, oposição, etc.) entre ideias no texto e os recursos linguísticos usados em função dessas relações; 4. Níveis de linguagem (emprego adequado de itens lexicais, considerando os diferentes níveis de linguagem; sintaxe de regência nominal e verbal, de concordância nominal e verbal, de colocação pronominal, segundo a norma culta); 5. Linguagem denotativa e conotativa; 6. Fenômenos semânticos: sinonímia, homonímia, antonímia, ambiguidade; 7. Ordem das palavras nas orações: mudança de sentido ocasionada pela inversão; ordem das orações no enunciado: efeito de sentido (realce) ocasionado pela inversão; 8. Discurso direto e indireto; 9. Escrita do texto: ortografia, acentuação gráfica, assinalamento da crase, pontuação.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
1. Processo administrativo: 1. Planejamento. 2 Organização. 3 Direção. 4 Controle. 2. Papel e Habilidades dos Administradores. 1. Habilidades conceituais, humanas e Técnicas. 2 Papéis interpessoal, informacionais e decisorial. 3. Desenvolvimento Organizacional: 1 O Processo de mudanças nas organizações. 2 Cultura Organizacional. 3 Clima Organizacional. 4. Atendimento ao Cidadão: 1. Visão Sistêmica do Atendimento. 2. Eficiência, eficácia e efetividade no atendimento. 3. Princípios éticos e legais do servidor público exercendo o cargo/função de Administrador. 3.1 Código de ética profissional do Administrador. 3.2 Decreto nº 6.029/2007 - Institui o Sistema de Gestão da Ética no Poder Executivo Federal. 4. Direitos do cidadão e Deveres do servidor público. 4.1 Decreto nº 6932/2009 - Dispõe sobre a simplificação do atendimento público prestado ao cidadão e outras providências. 4.2 Lei nº 12.527/2011 - Lei de Acesso à Informação. 5. O papel do servidor no contexto da Administração Pública Federal. Administração de Recursos Materiais e Patrimônio com foco no Desenvolvimento Sustentável: 1. Noções de administração de recursos materiais. 1.1 Classificação de materiais. 1.2 Atributos para classificação de materiais. 1.3 Tipos de classificação. 1.4 Gestão de estoques. 1.5 Compras no setor público. 1.6 Organização do setor de compras. 1.7 Modalidades de compra. 1.8 Cadastro de fornecedores - SICAF (Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores). 1.9 Licitação pública (Lei nº 8.666/93). 1.10 Modalidades, dispensa e inexigibilidade. 1.11 Pregão (Lei nº 10.520/02). 1.12 Contratos e compras. 1.13 Decreto nº 7.174, de 12 de maio de 2010 (Regulamenta a contratação de bens e serviços de informática e automação pela administração pública federal, direta ou indireta, pelas fundações instituídas ou mantidas pelo Poder Público e pelas demais organizações sob o controle direto ou indireto da União). 1.14 Sistema de Registro de Preços, decreto nº 7.892, de 23 de janeiro de 2013. 1.15 Decreto n° 7.746, de 2012 (Estabelece as diretrizes para o desenvolvimento sustentável nas contratações na administração pública federal). 1.16 Decreto n° 5.450, de 2005 (Pregão Eletrônico). 1.17 Instrução Normativa n° 1, de 2010 (Dispõe sobre os critérios de sustentabilidade ambiental na aquisição de bens, contratação de serviços ou obras pela Administração Pública Federal). 1.18 Portaria n° 2, de 2010 (Dispõe sobre as especificações padrão de bens de Tecnologia da Informação na Administração Pública Federal). 1.19 Guia de Compras Sustentáveis da Administração Pública Federal. 1.20 Gestão Patrimonial. 1.21 Tombamento de bens. 1.22 Controle de bens. 1.23 Inventário. 1.24 Alienação de bens. 1.25 Alterações e baixa de bens. 1.26 Regime diferenciado de contratação (RDC), lei nº 12.462, de 4 de agosto de 2011 e suas alterações. 6. Administração de Orçamento e Finanças: 1. Orçamento público. 1.1 Princípios orçamentários. 1.2 Diretrizes orçamentárias. 1.3 Processo orçamentário. 1.4 Métodos, técnicas e instrumentos do orçamento público: Lei nº 4.320/1964; Orçamento na Constituição Federal de 1988. Lei Complementar n.º 101/2000. 1.5 Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI). 1.6 Receita pública: categorias, fontes, estágios, dívida ativa. 1.7 Despesa pública: categorias. 1.8 Suprimento de fundos. 1.9 Restos a pagar. 1.10 Despesas de exercícios anteriores. 1.11 A conta única do tesouro. 1.12 Alterações orçamentárias. 7. Gestão de Pessoas: 1. Gestão Estratégica de Pessoas. 1.1 Gestão por Competência. 1.2 Recrutamento e seleção de pessoas: planejamento, técnicase avaliação de resultados. 1.3 Capacitação e desenvolvimento: diagnóstico das necessidades,planejamento, execução e avaliação. 1.4 Gestão de desempenho: objetivos, métodos, implantação eacompanhamento. 1.5 Política Nacional de Atenção a Saúde do Servidor na Administração PúblicaFederal. 1.6 Lei 8.112/90. 1.7 Decreto nº 5707/2006. 1.8 Lei 11.091/2005. 1.9 Lei nº 11.784/2006.1.10 Lei nº 8.745/93. 1.11 Decreto nº 5.824/2006. 1.12 Decreto nº 6833/2009. 8. PlanejamentoOrganizacional: 1. Planejamento Estratégico nas Organizações Públicas. 1.1 Instrumentos doPlanejamento Governamental (PPA, LDO e LOA). 1.2 A Missão, Visão e Valores. 1.3 AnáliseEstratégica do Ambiente Interno e Externo. 1.4 O Conceito de Balanced Scorecard (BSC). 1.5 Asdimensões do BSC. 1.6 Benefícios do BSC. 1.7 Mapa Estratégico. 1.8 Indicadores e MetasEstratégicas. 1.9 Projetos Estratégicos e Planos de Ação. 1.10 Os desafios da implementação doPlanejamento Estratégico nas Instituições Federais de Ensino. 1.11 Decreto nº 5.773/2006 - Instruçõespara Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional. 9. Gestão de Projetos: 1. Projetos. 1.1Conceito, natureza, característica. 1.2 Elaboração de projetos, tipos de elaboração e fases. 1.3 Análisede viabilidade econômica, técnica e social. 1.4 Gerenciamento de projetos: implantação, controle eavaliação. 10. Estrutura Organizacional: 1. Estrutura Formal e Informal. 2. Departamentalização. 3.Amplitude de controle. 4. Centralização e descentralização. 5. Comunicação. 11. Gestão deProcessos: 1. Análise e Melhoria de Processos. 1.1 Ciclo PDCA. 12. Sistema Nacional de Avaliaçãoda Educação Superior (SINAES): 1. Lei nº 10.861/2004 e portaria nº 2.051/2004. 

Apostila UFRA 2016 Assistente em Administração + VÍDEO AULAS

APOSTILA UFRA 2016 ASSISTENTE EM ADMINISTRAÇÃO COM 2 VOLUMES + ACESSO AO NOSSO BANCO DE DADOS DE VÍDEO AULAS GRÁTIS*

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LÍNGUA PORTUGUESA 1. Conteúdo do texto: compreensão e interpretação; 2. Recursos que estabelecem a coesão no texto; 3. Relações semântico-discursivas (causa, condição, concessão, conclusão, explicação, inclusão, exclusão, oposição, etc.) entre ideias no texto e os recursos linguísticos usados em função dessas relações; 4. Níveis de linguagem (emprego adequado de itens lexicais, considerando os diferentes níveis de linguagem; sintaxe de regência nominal e verbal, de concordância nominal e verbal, de colocação pronominal, segundo a norma culta); 5. Linguagem denotativa e conotativa; 6. Fenômenos semânticos: sinonímia, homonímia, antonímia, ambiguidade; 7. Ordem das palavras nas orações: mudança de sentido ocasionada pela inversão; ordem das orações no enunciado: efeito de sentido (realce) ocasionado pela inversão; 8. Discurso direto e indireto; 9. Escrita do texto: ortografia, acentuação gráfica, assinalamento da crase, pontuação.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
1. Atendimento ao Cidadão: 1.1 Visão Sistêmica do Atendimento. 1.2 Eficiência, eficácia e efetividade no atendimento. 1.3. Ética no Serviço Público Federal. 1.4 Decreto nº 6.029/2007 - Institui o Sistema de Gestão da Ética no Poder Executivo Federal. 1.5 O papel do servidor no contexto da Administração Pública Federal. 1.6 Direitos do Cidadão e Deveres do servidor público federal. 6. Decreto nº 6.932/2009 - Dispõe sobre a simplificação do atendimento público prestado ao cidadão e outras providências. 1.7 Lei nº 12.527/2011 - Lei de Acesso à Informação. 2. Comunicação Interpessoal: 2.1 Comunicação formal e informal. 2.2 Relações interpessoais nas organizações. 2.3 Trabalho em equipe. 3. Gestão de Documentos e Procedimentos de Protocolo: 3.1 Noções de Arquivo. 3.2 Características da Gestão Documental. 3.3 Protocolo. 3.4 Classificação e análise documental. 3.5 Avaliação de documentos. 3.6 Ciclo de vida dos documentos. 3.7 Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados (Lei nº 8.159/1991).4. Noções de Organização, Sistemas e Métodos. 4.1 Elaboração de fluxogramas, organogramas e cronogramas. 5. Gestão de Pessoas: 5.1 Conceito de Gestão Estratégica de Pessoas. 5.2 Gestão por Competências. 5.3 Decreto nº 5.707/2006 - Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal. 5.4 Recrutamento e seleção de pessoas. 5.5 Gestão da Capacitação: diagnóstico das necessidades de capacitação, planejamento, execução e avaliação. 5.6 Gestão de Desempenho. 5.7 Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (Lei nº 11.091/2005). 5.8 Política Nacional de Atenção a Saúde do Servidor na Administração Pública Federal (Decreto nº 6833/2009). 5.9 Seguridade Social do Servidor Público (Lei nº 8.112/90 e Lei nº 12.618/2012). 5.10 Clima organizacional e gestão de conflitos. 6. Administração de Recursos Materiais e Patrimônio com foco no Desenvolvimento Sustentável: 6.1. Noções de Administração de Recursos Materiais. 6.2 Classificação de materiais. 6.3 Atributos para classificação de materiais. 6.4 Tipos de classificação. 6.5 Gestão de estoques. 6.6 Compras no setor público. 6.7 Modalidades de compra. 6.8 Licitações e contratos da Administração Pública (Lei nº 8.666/93). 6.9 Decreto n° 7.746/2012 (Estabelece as diretrizes para o desenvolvimento sustentável nas contratações na administração pública federal). 6.10 Gestão Patrimonial. 6.11 Tombamento de bens. 6.12 Controle de bens. Inventário. 6.13 Alienação de bens. 6.14 Alterações e baixa de bens.7. Administração de Orçamento e Finanças: 7.1 Noções de Orçamento Público. 7.2 Princípios e diretrizes orçamentárias. 7.3 Processo orçamentário. 7.4 Métodos, técnicas e instrumentos do orçamento público. 7.5 Lei nº 4.320/1964. 7.6 Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar n.º 101/2000). 7.7 Receita pública: categorias, fontes, estágios, dívida ativa. 7.8 Despesa pública: categorias. 7.9 Suprimento de fundos. 7.10 Restos a pagar. 7.11 Despesas de exercícios anteriores. 7.12 A conta única do tesouro. 8. Elaboração e Gerenciamento de Projetos: 8.1 Projetos. 8.2 Conceito, natureza, característica. 8.3 Elaboração de projetos, tipos de elaboração e fases. 8.4 Gerenciamento de projetos: implantação, controle e avaliação.

Apostila E-PARANÁ 2016 Assistente de Câmera + VÍDEO AULAS

APOSTILA E-PARANÁ 2016 ASSISTENTE DE CÂMARA COM 2 VOLUMES + ACESSO AO NOSSO BANCO DE DADOS DE VÍDEO AULAS GRÁTIS*

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CONHECIMENTOS COMUNS AOS CARGOS DE NÍVEL TÉCNICO
Língua Portuguesa: Análise e interpretação de texto (compreensão geral do texto; ponto devista ou ideia central defendida pelo autor; argumentação; elementos de coesão; inferências;estrutura e organização do texto e dos parágrafos). Som e fonema; Encontros vocálicos econsonantais; Dígrafos; Divisão silábica; Ortografia Oficial; Acentuação gráfica. Classes depalavras e seus empregos. Sintaxe da oração e do período; Tipos de Subordinação eCoordenação; Concordância nominal e verbal; Regência Verbal e Nominal; Emprego de sinalindicativo de crase. Sentido Conotativo e Denotativo; Relações de homonímia e paronímia.Tipologia textual.
Raciocínio Lógico e Matemático: Resolução de problemas envolvendo frações, conjuntos,porcentagens, sequências (com números, com figuras, de palavras). Raciocínio lógicomatemático:proposições, conectivos, equivalência e implicação lógica, argumentos válidos.
Conhecimentos Gerais: História do Estado do Paraná. Noções gerais sobre a vida econômica,social, política, tecnológica, segurança e ecologia com as diversas áreas correlatas doconhecimento juntamente com suas vinculações histórico-geográficas em nível nacional.Descobertas e inovações científicas na atualidade e seus respectivos impactos na sociedadecontemporânea. Desenvolvimento urbano brasileiro. Lei do Estado do Paraná nº 17762/2013que trata da criação do E-Paraná Comunicação.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

CARGO: 301 ASSISTENTE DE CÂMARA
Conhecimento Específico: A cor – Estímulos , percepção da cor, classificação das cores. ALuz – Emissão, propagação e natureza da luz. O Olho e a Visão – Estrutura do olho humano evisão cromática. Leonardo Da Vinci e a teoria das cores. Newton e a óptica. A Teria da coresde Goethe. Cores: ondas / espectro. Modelos de Cor / Aspecto das Cores. Síntese das Cores /Tons Harmônicos / Contraste / Legibilidade das Cores. Teoria da câmera de filme. Trabalhandocom a câmera de cinema. Formatos. O filme. Teoria da câmera HD. Trabalhando com câmeraHD. Formatos. Os elementos da câmera e seus acessórios. Tipos de lentes. A temperatura e acalibração de cor básica. Balanço de branco e do preto e a geração de looks e LUTs.Características dos sistemas de alta definição para a distribuição. Características dos sistemasde alta definição para transmissão de HDTV. Peculiaridades de câmeras de alta definição –relação de definição standard e HD. As diferenças na aparência – 3 x 4, 14 x 9 e 16 x 9 e arelação de aspecto do cinema – 1.78, 1.85 e 2.35 e os novos formatos DCI – 1.89 e 2.39.Composição da equipe de filmagem. Definição das figuras de assistente de vídeo logger e oDIT. Operadores de câmera e o Focus Puller. A preparação técnica de um assistente decâmera. Configurações e menus da câmera. Setup das câmeras RED EPIC, Arri Alexa, SonyF-3 e Canon 5D MK III. Diferenças fundamentais entre os sistemas de definição padrão e altadefinição. Características de alta definição de sistemas de produção HDCAM, RED Code,DVCPRO HD, HDV, XDCAM, Apple ProRes, DNxHD e H-264 (ALL-I E IPB). A teoria das zonasde exposição. Temperatura de cor. Teorias e métodos de exposição. As diferenças decolorimetría e exposição e as curvas de gama. O uso do fotômetro, do spotmeter e docolorímetro. Os filtros de correção e de efeito. Formatos de Filme. 16mm, Super 16mm, 35mm,super 35 milímetros. Estrutura de exposição, velocidade, cadência e filmagens. Sensitometriae densitometria. Tipos de emulsão cinematográfica sensibilidade, latitude e definição e grãos.Velocidades de exposição. Filme negativo e seu uso. O monitor de forma de onda –vectorscope, waveform e histograma. Métodos de calibração de monitores. Noções básicas deinformática; Noções básicas das atribuições do cargo.

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CONTEÚDO
CONHECIMENTOS COMUNS AOS CARGOS DE NÍVEL TÉCNICO
Língua Portuguesa: Análise e interpretação de texto (compreensão geral do texto; ponto devista ou ideia central defendida pelo autor; argumentação; elementos de coesão; inferências;estrutura e organização do texto e dos parágrafos). Som e fonema; Encontros vocálicos econsonantais; Dígrafos; Divisão silábica; Ortografia Oficial; Acentuação gráfica. Classes depalavras e seus empregos. Sintaxe da oração e do período; Tipos de Subordinação eCoordenação; Concordância nominal e verbal; Regência Verbal e Nominal; Emprego de sinalindicativo de crase. Sentido Conotativo e Denotativo; Relações de homonímia e paronímia.Tipologia textual.
Raciocínio Lógico e Matemático: Resolução de problemas envolvendo frações, conjuntos,porcentagens, sequências (com números, com figuras, de palavras). Raciocínio lógicomatemático:proposições, conectivos, equivalência e implicação lógica, argumentos válidos.
Conhecimentos Gerais: História do Estado do Paraná. Noções gerais sobre a vida econômica,social, política, tecnológica, segurança e ecologia com as diversas áreas correlatas doconhecimento juntamente com suas vinculações histórico-geográficas em nível nacional.Descobertas e inovações científicas na atualidade e seus respectivos impactos na sociedadecontemporânea. Desenvolvimento urbano brasileiro. Lei do Estado do Paraná nº 17762/2013que trata da criação do E-Paraná Comunicação.

CONHECIMENTO ESPECÍFICO

CARGO: 202 CINEGRAFISTA
Conhecimento Específico: Conhecimento da ferramenta câmera. Linguagemcinematográfica. Cena/seqüência. Planos – PG-PM-PD – sem fazer movimentos decâmera; zoom/pan/traveling.Começo meio e fim. Aproveitamento da luz. Finalização de umaidéia. Posicionamento da câmera. Aproveitamento da ação. Enquadramento. Composição.Percepção do ambiente. Continuidade das cenas. Conhecimento do roteiro do evento.Criatividade. Noções básicas de informática. Noções básicas das atribuições do cargo.